Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Marcha pelo Coração 2018

No dia 27 de maio, teve lugar a 16.ª Marcha pelo Coração, organizada pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) e pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, tendo a mesma contado com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Como vem sendo habitual, a concentração dos caminhantes teve lugar no Parque da Cidade, onde se realizaram inúmeras atividades para os participantes, preparando-os para o início da tão esperada marcha. Dada a partida, a marcha passou por diversas artérias da cidade, juntando-se, na Devesa,ao Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que assinalou os 50 anos da sua existência com a caminhada “O que nos Liga”. A unir estas duas iniciativas teve lugar um lançamento de balões vermelhos e brancos. Após esse momento festivo e de significado simbólico expressivo, os participantes seguiram juntos até a escola-sede do Agrupamento Afonso de Paiva.
Ao longo de toda a manhã, na EB Afonso de Paiva, os participantes tiveram a oportunidade de participar nas diversas iniciativas preparadas por professores e numerosas instituições que colaboram na dinamização deste evento: rastreios na área da saúde, momentos musicais, ateliês de artes, atividades de escrita criativa, atividades desportivas, espaços de diversão, jogos educativos, ações de informação e de sensibilização em áreas diversas, espetáculos musicais, exposições, entre outros.
A tradição desta marcha é longa, tendo tido o seu início neste Agrupamento, e nas palavras do seu diretor, Rui Duarte, “é cada vez mais uma marcha da família”. Por outro lado, João Ramalho, presidente da APEFCB, sublinhou a mobilização crescente nesta iniciativa que tem sido acarinhada pela comunidade. Facto que se veio a comprovar nesta 16.ª edição, em que a Marcha pelo Coração voltou a contar com a adesão massiva da comunidade, juntando elementos de várias faixas etárias que, de forma entusiástica, se envolveram nesta iniciativa que procura sensibilizar os alunos, os pais e a comunidade em geral para a prática regular de atividade física e a aquisição de hábitos de vida saudáveis, procurando prevenir doenças cardiovasculares.
Congratulamo-nos pelo sucesso desta iniciativa, aproveitando para agradecer a alunos, pessoal não docente e docente e aos demais, que se mobilizaram na preparação das atividades e no apoio aos participantes.












































Adaptado de www.afonsopaiva.pt

domingo, 15 de julho de 2018

EB Mina – Visita ao Museu do Pão


Na sexta-feira onze de maio, logo de manhã, nós, os alunos da turma do 2.º e 3.º ano da Mina, saímos de Castelo Branco para irmos visitar o Museu do Pão, em Seia.
A caminho, parámos na Serra da Estrela e estivemos a brincar com a neve.
Quando chegámos a Seia, saímos do autocarro, lanchámos e fomos de comboio até ao Museu do Pão.
Durante a visita, uns “duendes” contaram-nos a história do Pão e explicaram-nos como se fazia o pão e nós, com as nossas mãos, pudemos amassar e fazer uma lembrança que trouxemos connosco como recordação.
No final da visita, fizemos um jogo dos sentidos para adivinharmos os cereais de que se pode fazer pão e até pudemos provar as diferentes variedades de pão que lá se confecionam. O pão era muito saboroso!
Depois de almoçarmos, brincámos no parque e regressámos à nossa escola no “autocarro do Sr. Alexandre”. A viagem foi bem animada!
Texto escrito por: Ariana Fontão; Catarina Barbudo; Inês Borrego; Matilde Ivo e Tiago Miguel
  









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 12 de julho de 2018

“História de uma turma ativa”

“História de uma turma ativa” – Trabalhos dos alunos do 5.º5 (OC)
[Clique na imagem]
Apresentamos, nesta publicação, alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 5.º 5, no âmbito da área de Oferta Complementar – Educação para a Cidadania, sob orientação da Prof.ª Fátima Esteves.
Através de diversos meios de expressão, desde a poesia à ilustração, os alunos abordaram, de forma muito pessoal e criativa, temáticas diversas, tais como a Educação Ambiental, a Educação Rodoviária, a Saúde, a Amizade, os Valores, o tema “Eu e a Escola”, entre outros.
Como é referido no final, “Muitos obstáculos ultrapassámos / Outros ficaram ainda por alcançar. / Fica a certeza, porém, de que demos o nosso melhor!!!” E, sem dúvida que deram. Muitos parabéns a todos e que estes valores vos acompanhem sempre.

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva

Hábitos de Vida Saudável

Trabalhos realizados pelos alunos do 7.º 2, da Escola Básica Afonso de Paiva, no âmbito da Oferta Complementar de Escola - "Educação para a Cidadania", sob orientação do Prof. António Mesquista | Ano letivo 2017-2018
[Clique na imagem para ver os trabalhos]
https://issuu.com/afonsode…/…/2017.18_trabalhos_oc_saude_7_2

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva