Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Alunos da Mina colhem mirtilos na Herdade Couto da Várzea (Retrospetiva)

Uma manhã de sol, crianças felizes, professoras e auxiliares animadas, pais dinâmicos e acolhedores, e vontade de descobrir e aprender. Eis os ingredientes necessários para um dia em cheio na quinta dos pais de dois dos alunos da nossa escola.
Nesta aventura, vivida no dia 19 de junho, os alunos da Escola da Mina puderam visitar o viveiro “Sementes Vivas”, uma empresa que produz sementes biológicas e biodinâmicas locais e tradicionais da nossa região.
Depois desta visita, foi tempo de deitar mãos à obra e, com muito entusiasmo, colher e comer mirtilos na propriedade dos donos da empresa Berrysmart, pais dos nossos colegas Catarina e do Tiago Antunes.
A D.ª Sandrine foi a nossa anfitriã e foi com ela que aprendemos todo o processo de produção do mirtilo: da semente ao fruto.
Para recuperar forças, almoçámos com alguns dos trabalhadores, que até nos tinham preparado um bolinho! Mais um gesto de simpatia e amabilidade a somar a todos os que já nos tinham proporcionado.
Já de barriguinha cheia, fomos embalar todos os mirtilos que tínhamos apanhado e que, muito gentilmente, nos foram oferecidos.
De volta à escola, o cansaço não se sobrepôs ao entusiasmo e à animação!
E assim vivemos um dia diferente e com verdadeira ligação à Natureza.
Aos pais da Catarina e do Tiago um obrigado do tamanho da vossa generosidade.
















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

VII Festival de Sopas "Na Rota de Afonso de Paiva"


No passado dia 15 de junho, realizou-se o VII Festival de Sopas "Na Rota de Afonso de Paiva" na escola-sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, organizado em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação.
A encerrar mais um final de ano letivo, as portas abriram-se pelas 18:00 horas, dando a saborear um elemento básico da nossa tradição alimentar – a sopa. O roteiro gastronómico procurou seguir os passos do explorador Afonso de Paiva, apresentando as melhores sopas típicas que degustou.
Além da degustação das tradicionais e saudáveis sopas, os visitantes puderam aderir a pinturas faciais, apreciar e participar na apresentação da arte marcial Taekwondo, saborear as iguarias preparadas por alunos de diversas turmas do Agrupamento e, ainda, assistir ao jogo de futebol da Seleção Portuguesa. A adesão à iniciativa foi massiva, transformando o evento num sucesso para miúdos e graúdos, que possibilitou, ainda, encontros e reencontros entre a comunidade.
Desta feita, o Festival das Sopas assinalou mais um momento de feliz convívio proporcionado pela Direção, pessoal docente e não docente, alunos e encarregados de educação deste Agrupamento.


































Adaptado de www.afonsopaiva.pt