Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 6 de outubro de 2018

Agrupamento Afonso de Paiva no Nacional de Ténis (Retrospetiva)


O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva marcou presença nos Campeonatos Nacionais de Iniciados do Desporto Escolar que decorreram de 28 de junho a 1 de julho de 2018, em Braga.
Depois de, nos primeiros dois anos de funcionamento, o grupo equipa de ténis do Agrupamento ter participado na fase regional de equipas do Desporto Escolar e ter sido vice-campeão regional em 2017, este ano letivo fez a sua estreia no campeonato nacional de iniciados com a participação de dois alunos.
A prova decorreu nos campos de ténis do Clube de Ténis de Braga e nos campos de ténis da Rodovia, tendo a competição sido unicamente realizada na variante de singulares, masculinos e femininos.
Pedro Rodrigues alcançou o terceiro lugar na fase de grupos, enquanto a jogadora Catarina Patrício se consagrou vice-campeã.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única, num evento com mais de mil alunos e diversas atividades, nomeadamente a cerimónia de abertura, jantar e almoço-convívio.
Tendo a competição terminado no dia 30 de junho, o último dia foi aproveitado para os alunos fazerem uma visita guiada pela cidade.
Com esta atividade deu-se por encerrada a época do grupo equipa de ténis, durante a qual, para além das competições oficiais, foram desenvolvidas várias iniciativas de promoção da modalidade e torneios internos que envolveram centenas de alunos.













Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Festa de final de ano do 1.º Ciclo da Escola Afonso de Paiva (Retrospetiva)


Os alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Afonso de Paiva convidaram a família e os amigos para assistirem, no dia 22 de junho, à festa de encerramento do ano letivo.
À entrada do ginásio estavam expostos alguns dos trabalhos por eles realizados, em sala de aula, ao longo do ano. As canções e coreografias apresentadas foram preparadas pelos professores das Áreas de Enriquecimento Curricular.
As crianças viveram intensamente cada momento, transmitindo a todos os presentes a alegria que sentiam em cada uma das suas atuações, os quais corresponderam participando na entoação de algumas canções e com fortes aplausos finais.





















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Famílias em Movimento no Jardim de Infância Quinta das Violetas (Retrospetiva)

No dia 15 de junho, o jardim de infância celebrou este final de ano com a atividade “Violetas – Famílias em Movimento”, programada no Plano de Atividades. A sua preparação e organização contou com a colaboração de um conjunto de elementos que muito contribuíram para o sucesso da atividade. O jardim de infância reuniu as famílias das nossas crianças para proporcionar um agradável momento, unindo a prática de atividades desportivas ao convívio entre todos.

Como já é tradição do nosso jardim de infância, contamos com a colaboração do Professor Luís Rechena, que desenvolve a atividade extracurricular de Educação Física, preparando um verdadeiro momento lúdico, com atividades desportivas direcionadas para as crianças e suas famílias, conforme vem acontecendo nos últimos 20 anos letivos. Este ano, o espaço exterior do nosso jardim e parte do parque infantil, junto ao nosso edifício, foram o palco principal onde se prepararam e desenvolveram os “jogos com água”, com a colaboração dos alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, que connosco realizam estágio, e ainda de alguns alunos do 12.º ano do mesmo Curso.
Após a realização dos jogos, todos assistimos à atuação do grupo de crianças de dança criativa, orientado pela professora Raquel Martins, e, logo de seguida, à atuação do grupo de música, orientado pelo professor Rui Barata, com a apresentação de diversas músicas dos festivais da canção, envolvendo todos os presentes, que acompanharam as atuações com muito entusiasmo.
Ainda na zona de recreio do espaço exterior, seguiu-se o momento de excelente convívio com um piquenique partilhado entre todos os envolvidos e colaboradores, que culminou com os parabéns às crianças, soprando as velas do bolo confecionado pelas educadoras, com o acompanhamento musical do professor de música.
Foi uma tarde muito divertida. O jardim de infância agradece o contributo de todos os que colaboraram de forma tão positiva.

 



















Adaptado de www.afonsopaiva.pt