Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chegou recentemente à Escola a informação de que a Liga Portuguesa contra o Cancro abriu a XIV Edição do Concurso de Desenho e de Composição sobre o Dia Mundial sem Tabaco. Este concurso, cuja abertura oficial foi no dia 17 de Novembro (data da efeméride), irá decorrer até 31 de Março de 2012.
Trata-se de uma actividade em que, para além de se sensibilizarem as pessoas para o grande problema que é o Tabagismo e para as eventuais consequências desse hábito, se torna possível a conquista de diversos prémios em dinheiro. Se tens algum jeito e criatividade, não percas esta oportunidade!






Todas as informações que necessitas encontram-se nos seguintes links:

            Aviso de Abertura         Guia de orientação/ Condições        Boletim de Inscrição

Para mais informações, consulta o site da Liga Portuguesa contra o Cancro, dirige-te ao teu
diretor de turma ou ao coordenador do Projeto de Educação para a Saúde.

CEF participa no projeto “Educação para a Saúde”

A turma CEF “ Práticas de Ação Educativa” da escola básica Afonso de Paiva, no âmbito do estudo das temáticas “Higiene e Saúde” e “Educação Sexual em Meio Escolar”, participou no projeto do Instituto Português da Juventude “CuidaTe”.
Neste sentido, participou nas ações de sensibilização: “Métodos Contracetivos”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Higiene e Saúde”, dinamizadas pelas profissionais enfermeira Umbelina e Dr.ª Cristina, que para além de promoverem um conhecimento mais aprofundado sobre os vários assuntos, fomentaram ainda o debate de ideias, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos alunos.

Comemoração do dia da Alimentação na JI/EB 1 de Freixial do Campo

Para comemorarmos o Dia da Alimentação, decidimos motivar para um aspeto fundamental na alimentação humana: a ingestão de SOPA.
 Após apresentação da história O caldo de pedra, em powerpoint, a exploração e registo gráfico da mesma, nada melhor do que a confeção de uma sopa de legumes, com a colaboração de todas as crianças na preparação dos ingredientes. Posteriormente, a sopa confecionada foi servida ao almoço e estava tão boa que algumas crianças repetiram!





Biblioteca Escolar comemora “Dia Mundial da Alimentação”

Foram dinamizadas sessões de animação de leitura dedicadas à alimentação saudável, para os alunos da EB de São Tiago, EB do Castelo e EB Afonso de Paiva.  A história "O Feijão, a Sra. Palha e o Carvão", dos Irmãos Grimm, foi a escolhida precisamente porque o feijão é um alimento necessário e muito importante na nossa alimentação.



Para além disso os alunos puderam observar, cheirar e sentir diversos alimentos que serviram de cenário à sessão.


Esta atividade teve como principal objetivo incutir nos alunos hábitos de alimentação saudável, motivando para a leitura e incentivando o gosto pelos livros.



"Comer Bem, Aprender Melhor": Ação de sensibilização para pais e encarregados de educação

A educadora Madalena Nunes realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, uma ação de sensibilização sobre o projeto "Comer Bem, Aprender Melhor" para todos os alunos do 1º ciclo da EB Afonso de Paiva e EB de São Tiago.
Esta ação teve os seguintes objetivos: alertar os pais para a importância de uma alimentação saudável, informar sobre  as regras de funcionamento do refeitório, melhorar o funcionamento do mesmo, sensibilizar para a importância do pequeno almoço e para o consumo de uma peça de fruta a meio da manhã.
Educar bem, é o melhor e o mais seguro investimento do futuro e é por isso que as escolas têm cada vez mais responsabilidade no “debitar” de informação sobre hábitos de uma alimentação saudável.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem vindo, gradualmente, a desenvolver esforços para se transformar num espaço promotor de saúde, valorizando a educação alimentar, não só através dos conteúdos curriculares, mas também através de uma oferta alimentar equilibrada e diversificada, tanto nos refeitórios como nos bares, para que os alunos sejam progressivamente capacitados para fazerem escolhas mais saudáveis. 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HIV e contágio

Na sequência da comemoração do dia mundial da luta contra a SIDA, foi sugerida, a todos os diretores de turma, a dinamização da atividade "Contágio", cujos principais objetivos eram sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos do vírus e alertar para as formas como o mesmo pode ser contraído. No 6º4 este "jogo" foi muito apreciado pelos alunos, que partilharam connosco a sua opinião sobre o mesmo:

"No dia 7 de dezembro de 2011, na aula de Formação Cívica, participámos numa atividade/jogo intitulado “Contágio”, a propósito do Dia Mundial Contra a Sida.
Através deste jogo aprendemos que a Sida é uma "doença" contagiosa, que pode ser transmitida por via sexual ou sanguínea. Aprendemos ainda que as relações sexuais sem proteção são um comportamento de alto risco. Por outro lado, aprendemos também o valor de assumirmos comportamentos de segurança.

Divertimo-nos muito com esta atividade pois foi uma forma interessante e diferente de aprendermos algo sobre esta "doença" e sobre a nossa sexualidade."

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ela anda por aí!

Pois é, meus amigos, ela anda por aí!

É certo que só ouvimos falar dela na TV, nos jornais, nas revistas e, por vezes,da boca de um amigo, mas o que é certo é que ela anda por aí. Tal e qual o "papão" da nossa infância, o monstro que fazia barulhos debaixo da cama, nós falamos dela, nós tememo-la. Só com uma agravante: ela existe mesmo! E, contrariamente aos espetros que atormentavam os nossos piores pesadelos, ela é realmente fatal. É por essa razão que não devemos ignorá-la. De tanto ouvir falar no assunto, fomo-nos acomodando, habituando à sua presença, interiorizando que é algo que só acontece aos outros, às celebridades, aos indivíduos que optaram por estilos de vida pouco saudáveis. Mas ela deambula bem mais próximo do que nós imaginamos.
É por todas estas razões que urge relembrar a todos a existência desta nefasta realidade. Chamar a atenção para os seus efeitos, para as formas de transmissão e, fundamentalmente, para certas práticas que, enganado-nos com a sua falsa simplicidade, constituem meios importantes de contaminação. Embora o dia 1 de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA, coincida com um feriado nacional, não vamos deixar de falar neste assunto. Ela ainda anda por aí! E, por muito que nos custe, vai continuar a atormentar o nosso quotidiano...

O Coordenador
Paulo Duarte