Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Linha Saúde 24

"A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas."


A importância deste meio de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em caso de doença é, quanto a nós, tão grande que prontamente acedemos ao pedido que nos fizeram de publicitar o seu serviço entre os alunos e restante comunidade educativa. Desta forma, foi distribuído aos alunos das várias escolas do agrupamento o "Pequeno Livro Saúde 24", com a explicação de como o serviço funciona e em que situações deve ser consultado, assim como fizemos chegar aos professores informação suplementar (Apresentação e Dossier Saúde 24) de forma a esclarecerem quaisquer dúvidas apresentadas pelos pequenos durante as aulas. 


Para os Pais e Encarregados de Educação e demais interessados, disponibilizamos aqui todas as informações pertinentes sobre a Linha Saúde 24, de forma a que tomem conhecimento da sua existência, se tal for o caso, ou que conheçam mais aprofundadamente  a forma como este serviço os pode ajudar. 


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação "Alimentação saudável da Criança"

Como diz o velho ditado, não basta comer, há que saber fazê-lo. E comer não é apenas "atafulharmo-nos"com a primeira coisa saborosa que nos aparecer pela frente. É preciso saber escolher os alimentos e, se for caso disso, conhecer as formas de melhor os acondicionar, transportar e conservar, garantindo a máxima qualidade e todas as suas propriedades no momento de os preparar e consumir. E, se isto é importante para a alimentação dos adultos, muitos outros cuidados e atenções são necessários na alimentação das crianças de todas as idades. Será destes e de outros assuntos que se falará nesta formação que recomendamos.
Aqui fica então o convite para participar numa atividade muitíssimo interessante.

 Um conselho do Coordenador do Projeto de Educação para a Saúde e da Responsável pela Bibloteca da Escola.

(Carregue sobre as imagens para as ver ampliadas)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chegou recentemente à Escola a informação de que a Liga Portuguesa contra o Cancro abriu a XIV Edição do Concurso de Desenho e de Composição sobre o Dia Mundial sem Tabaco. Este concurso, cuja abertura oficial foi no dia 17 de Novembro (data da efeméride), irá decorrer até 31 de Março de 2012.
Trata-se de uma actividade em que, para além de se sensibilizarem as pessoas para o grande problema que é o Tabagismo e para as eventuais consequências desse hábito, se torna possível a conquista de diversos prémios em dinheiro. Se tens algum jeito e criatividade, não percas esta oportunidade!






Todas as informações que necessitas encontram-se nos seguintes links:

            Aviso de Abertura         Guia de orientação/ Condições        Boletim de Inscrição

Para mais informações, consulta o site da Liga Portuguesa contra o Cancro, dirige-te ao teu
diretor de turma ou ao coordenador do Projeto de Educação para a Saúde.

CEF participa no projeto “Educação para a Saúde”

A turma CEF “ Práticas de Ação Educativa” da escola básica Afonso de Paiva, no âmbito do estudo das temáticas “Higiene e Saúde” e “Educação Sexual em Meio Escolar”, participou no projeto do Instituto Português da Juventude “CuidaTe”.
Neste sentido, participou nas ações de sensibilização: “Métodos Contracetivos”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Higiene e Saúde”, dinamizadas pelas profissionais enfermeira Umbelina e Dr.ª Cristina, que para além de promoverem um conhecimento mais aprofundado sobre os vários assuntos, fomentaram ainda o debate de ideias, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos alunos.

Comemoração do dia da Alimentação na JI/EB 1 de Freixial do Campo

Para comemorarmos o Dia da Alimentação, decidimos motivar para um aspeto fundamental na alimentação humana: a ingestão de SOPA.
 Após apresentação da história O caldo de pedra, em powerpoint, a exploração e registo gráfico da mesma, nada melhor do que a confeção de uma sopa de legumes, com a colaboração de todas as crianças na preparação dos ingredientes. Posteriormente, a sopa confecionada foi servida ao almoço e estava tão boa que algumas crianças repetiram!





Biblioteca Escolar comemora “Dia Mundial da Alimentação”

Foram dinamizadas sessões de animação de leitura dedicadas à alimentação saudável, para os alunos da EB de São Tiago, EB do Castelo e EB Afonso de Paiva.  A história "O Feijão, a Sra. Palha e o Carvão", dos Irmãos Grimm, foi a escolhida precisamente porque o feijão é um alimento necessário e muito importante na nossa alimentação.



Para além disso os alunos puderam observar, cheirar e sentir diversos alimentos que serviram de cenário à sessão.


Esta atividade teve como principal objetivo incutir nos alunos hábitos de alimentação saudável, motivando para a leitura e incentivando o gosto pelos livros.



"Comer Bem, Aprender Melhor": Ação de sensibilização para pais e encarregados de educação

A educadora Madalena Nunes realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, uma ação de sensibilização sobre o projeto "Comer Bem, Aprender Melhor" para todos os alunos do 1º ciclo da EB Afonso de Paiva e EB de São Tiago.
Esta ação teve os seguintes objetivos: alertar os pais para a importância de uma alimentação saudável, informar sobre  as regras de funcionamento do refeitório, melhorar o funcionamento do mesmo, sensibilizar para a importância do pequeno almoço e para o consumo de uma peça de fruta a meio da manhã.
Educar bem, é o melhor e o mais seguro investimento do futuro e é por isso que as escolas têm cada vez mais responsabilidade no “debitar” de informação sobre hábitos de uma alimentação saudável.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem vindo, gradualmente, a desenvolver esforços para se transformar num espaço promotor de saúde, valorizando a educação alimentar, não só através dos conteúdos curriculares, mas também através de uma oferta alimentar equilibrada e diversificada, tanto nos refeitórios como nos bares, para que os alunos sejam progressivamente capacitados para fazerem escolhas mais saudáveis.