Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dia Mundial de Luta Contra a Sida

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.

Luta contra a SIDA

Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.
A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.
O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2015 é "Chegar a Zero".
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
Adaptado de www.calendarr.com


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campanha "Fumar é uma Droga"

“FUMAR É UMA DROGA” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro para implementar nas escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, envolvendo alunos/as, docentes e assistentes operacionais de escolas de todo o país (Público e Privado).
Pretende-se que a Escola se envolva e construa um mural/painel com uma mensagem antitabágica. Promove-se uma competição entre as escolas, visando premiar as escolas cujos projectos de turma sejam classificados nos 3 primeiros lugares.
Este projeto que irá decorrer entre o dia do lançamento: 17 de novembro – Dia do Não Fumadore o dia 31 de maio – Dia Sem Tabaco. Deve inscrever-se aqui até ao dia 31 de Dezembro.
Modelos de declaração de preenchimento obrigatório. Depois de preenchidos e assinados, os modelos devem ser digitalizados num documento único e submetidos na ficha de inscrição:
“FUMAR É UMA DROGA”
  • Informar e sensibilizar sobre o consumo de tabaco, jovens que frequentam o 3º ciclo do Ensino básico e Ensino Secundário;
  • Salientar os perigos do consumo de tabaco, das doenças associadas e dos malefícios mesmo para quem não fuma.
  • Promover o comportamento responsável antitabágico junto de diferentes targets (Alunos/as, Docentes e Assistentes operacionais);
  • Envolver a comunidade escolar das escolas aderentes na dinamização da iniciativa, construção e divulgação das mensagens antitabágicas, associando o prejuízo para a saúde quer pelo consumo de tabaco como pela atitude de fumador passivo;
Serão atribuídos 3 Prémios monetários às Escolas vencedoras que apresentarem os melhores trabalhos em forma de mural/painel:
  •  Lugar no valor de 2.500€
  • 2º Lugar no valor de 1.000€
  •  Lugar no valor de 500€
Critérios para seleccionar as Escolas vencedoras:
  • Criatividade
  • Originalidade
  • Estética
  • Clareza da mensagem transmitida
“FUMAR É UMA DROGA” é uma campanha da LPCC. O projeto de sensibilização nas escolas nacionais conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação.

Adaptado de http://www.ligacontracancro.pt/gca/?id=465

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No próximo dia 3 de dezembro, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva irá participar na comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se realizará no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Castelo Branco, pelas 17:30h.

O Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva irá apresentar duas atividades: “A magia da nossa sala” - vídeo elaborado pelas professoras da Unidade de Ensino Estruturado (UEE) - e um momento musical.

O momento musical contará com a participação da aluna Mariana Pires, do 8.º 3, que irá interpretar duas canções, e do aluno Miguel Ribeiro, do 8.º 1, que interpretará um tema musical com viola de arco. A preparação desta atividade foi possível graças à colaboração do Clube de Música da EB Afonso de Paiva e do Conservatório Regional de Castelo Branco.

As inscrições para o evento podem ser feitas em linha, no seguinte domínio:

https://docs.google.com/a/aeamatolusitano.edu.pt/forms/d/1pz9L2v7kILKlopmsey6cpk1foxxoVqMNuxdqAaV9Xus/viewform

A organização deste evento, que juntará os três agrupamentos de escolas de Castelo Branco, Afonso de Paiva, Amato Lusitano e Nuno Álvares, é da responsabilidade conjunta do CRTIC e dos departamentos de educação especial dos respetivos agrupamentos, com a colaboração da APPACDM de Castelo Branco e conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Paralelamente, irão decorrer diversas atividades em todos os jardins de infância e escolas do AE Afonso de Paiva, com o objetivo de assinalar este dia.



A Tradição do Dia de São Martinho

A Escola, como entidade promotora da cultura nacional e local, procura estimular, nos alunos, o espírito e o gosto pelas diferentes tradições e costumes do nosso país. É neste âmbito, e porque se trata de uma atividade profundamente enraízada na cultura tradicional portuguesa que promove o convívio entre os elementos da Comunidade Educativa, que, todos os anos, se celebra, nas diferentes instituições do Agrupamento, o Dia de S. Martinho.
Deixamos aqui os relatos de alguns destes acontecimentos.

S. Martinho no Jardim de Infância de Freixial do Campo

"No dia 11 de novembro de 2015, as crianças, a Educadora Maria e as Assistentes Operacionais de Freixial do Campo, D. Joaquina e D. Ângela, fizeram o magusto no Jardim. As crianças, no final do dia, levaram para casa um crachá e um cartucho com castanhas em formato de castanha feitos por elas. 

A Dra. Liliana, do Lar do Freixial do Campo, convidou-nos para irmos ao Lar almoçar com os idosos, pois eles tinham preparado um “teatrinho” sobre a Lenda de S. Martinho para apresentarem às crianças do Jardim de Infância. No final da apresentação, as crianças do Jardim disseram duas poesias sobre o Dia de S. Martinho e ofereceram um postal de agradecimento em formato de uma castanha.

As crianças adoraram este dia, pois foi um dia diferente!!!"



S. Martinho na Biblioteca S. Tiago

"Certo dia de novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura, surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola…

Este é o início da conhecida Lenda de S. Martinho ou da história de Martinho de Tours, um filho de um comandante romano que cresceu na região de Pavia, em Itália, no seio de uma família pagã. Criado para seguir a carreira militar, foi convocado para o exército romano quando tinha quinze anos, viajando por todo o Império Romano do Ocidente.

E foi tudo isto e muito mais que Martinho contou aos cerca de centena e meia de alunos do 1.º ciclo e seus professores, durante o dia 11 de novembro, dia dedicado a este célebre soldado romano que teve tempo para ir até à Biblioteca Escolar de S. Tiago e a todos encantar com as suas aventuras e peripécias. Na sessão de mediação de leitura, repleta de histórias e muita animação, as crianças foram ainda brindadas com uma canção com as primeiras castanhas do ano, que foram depois assadas e muito bem degustadas por todos no tradicional magusto na Escola de S. Tiago, numa celebração deste Dia de S. Martinho.

A professora bibliotecária, Carla Nunes"



Tradição de S. Martinho celebrada com alegria na EB de S. Tiago

No dia 10 de novembro, véspera de S. Martinho, realizou-se, na EB de S.Tiago, uma atividade diferente do habitual. A turma 3ST (2.º ano) não quis ficar indiferente à comemoração desta data e deixou de cantar as conhecidas canções de S. Martinho e das castanhas para cantar pela primeira vez, juntamente com a Professora de AEC de Música, Lídia Rodrigues, a Lenda de S. Martinho. Foi um momento diferente e apresentado com muito entusiasmo.



Magusto de Salgueiro do Campo - O testemunho das crianças

No dia 11 de novembro, as crianças do Jardim de Infância e da EB de Salgueiro do Campo passaram um dia divertido e diferente. Através das suas palavras e desenhos tão expressivos, partilharam connosco a alegria sentida e o que mais os entusiasmou na celebração do Dia de S. Martilnho. Publicamos alguns desses testemunhos que tanto nos cativaram também.





Magusto nas Sarzedas 

Os alunos do Jardim de Infância e da E.B.1 de Sarzedas confraternizaram alegremente no magusto realizado no dia 12 de novembro de 2015. A atividade contou com a presença dos pais e restante comunidade educativa. Foi cumprida a tradição, tendo-se as crianças enfarruscado no meio de muita brincadeira. 

Associada a esta atividade prestou-se uma justa homenagem a uma benemérita local que graciosamente equipou o parque infantil anexo ao Jardim de Infância, contando-se para o efeito com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, entre outras individualidades. 

Seguiu-se um lanche/convívio.


Comemoração do Dia de S. Martinho – Clube “O Mocho”

Todos os anos o Clube da Floresta “O Mocho” celebra o Dia de S. Martinho. Esta atividade faz parte integrante do Plano de Atividades do Clube e tem como finalidade, para além do convívio entre os alunos e da promoção do próprio Clube na Comunidade Educativa, sensibilizar para a importância da Floresta, nomeadamente como fonte de produtos alimentares.

Este ano, e uma vez que as reuniões intercalares decorreram na semana do dia 11 de novembro, o tradicional Magusto teve de ser adiado. Assim, foi no dia 18 de novembro que os elementos do Clube percorreram o espaço escolar distribuindo pelos elementos da Direção, professores, funcionárias da Secretaria e assistentes operacionais as saborosas castanhas acondicionadas em ouriços de cartolina feitos pelos alunos ou embrulhadas no habitual cartucho de papel.

Como conclusão desta excelente tarde, teve lugar um convívio na sala 2, em que os alunos e professores responsáveis pelo Clube degustaram, também eles, a sua parte das castanhas, acompanhadas, como é óbvio, por uma bebida adequada à sua idade: um excelente sumo vitaminado!






EB Afonso de Paiva - Alegria à volta da fogueira

Na tarde do dia 13 de novembro, os meninos das cinco turmas da Escola Básica Afonso de Paiva fizeram o seu magusto, que teve pela primeira vez uma pequena fogueira. A alegria foi enorme, assim como a vontade de comer as castanhas assadas. Foi uma tarde bem passada!



S. Martinho com castanhas, guitarras e canções

O final do dia 11 de novembro foi vivido de forma muito animada pelo pessoal docente e não docente do AE Afonso de Paiva e respetivas famílias. O dia era de comemoração e, num jantar organizado pela Direção do Agrupamento, foram muitos os amigos que se juntaram para celebrar o Dia de S. Martinho, tradição tão característica da cultura popular portuguesa.
Não faltaram as castanhas e tudo o que compõe uma boa mesa. A boa disposição reinou e, no final, reunidos à volta dos nossos músicos, os convivas cantaram ao som das guitarras e do cavaquinho. Acertaram-se os ritmos, ajustou-se o tom, afinaram-se as vozes e todos entoaram animadas e divertidas canções populares, numa alegria e entusiasmo crescentes.
Ficou o desejo do próximo encontro, de mais música e de mais canções. Ficou, também, o convite a todos para integrarem o coro Afonso de Paiva que promete animar futuros convívios com um apelativo programa musical.



http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=30

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Hoje é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Violência contra as mulheres em Portugal

  • 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.
A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Adaptado de www.calendarr.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Hoje é o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.
Origem da Data
A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:
  • Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
  • Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  • Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
  • As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
  • Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
  • Todas as crianças têm direito à educação.
  • Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.
Adaptado de www.calendarr.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dia Europeu do Antibiótico

Celebra-se hoje o Dia Europeu do Antibiótico.
Os antibióticos já salvaram, desde a sua descoberta, muitas vidas humanas. No entanto, a sua utilização desregrada tem vindo a fomentar a resistência dos organismos para os quais são utilizados.
Apelar para o uso racional dos antibióticos é o objetivo deste Dia Europeu do Antibiótico. A auto medicação com antibióticos carrega consigo vários riscos para a saúde do paciente, sendo esta data aproveitada para se fazer uma chamada de atenção por parte dos profissionais de saúde para esses malefícios.
Este dia é uma iniciativa do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), à qual Portugal adere todos os anos, disponibilizando materiais informativos alusivos a esta temática e realizando colóquios e sessões de esclarecimento, entre outros.
Adaptado de www.calendarr.com