Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 30 de julho de 2016

Dia Internacional do Amigo

O Dia Internacional do Amigo (ou Dia Internacional da Amizade) celebra-se todos os anos a 30 de julho.
Neste data, os amigos enviam mensagens de carinho, amizade e afeto aos seus amigos, agradecendo a amizade e dedicação destes.
Também conhecido simplesmente como o Dia da Amizade, o dia 30 de julho é celebrado um pouco por todo o mundo. A data foi instituída pelas Nações Unidas em abril de 2011.

Frases para o Dia do Amigo

  • "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." - Francis Bacon
  • "A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades." - Abraham Lincoln
  • "A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos." - Charles Colton
  • "A amizade é o amor sem asas." - George Byron
  • "Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos teus amigos." - Séneca
  • "Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." - Francis Bacon

Mensagem do Dia do Amigo

  • Feliz Dia do Amigo! Obrigada por seres uma pessoa tão especial e um excelente amigo!
  • Vou contar-te um segredo que não podes contar a ninguém... eu sou a pessoa mais sortuda do mundo por poder contar com a tua amizade! Feliz Dia do Amigo!
  • Alguém disse: a amizade é um amor que nunca morre. Contigo aprendi o verdadeiro significado da palavra amizade. Feliz Dia do Amigo!
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

sexta-feira, 29 de julho de 2016

V Festival de Sopas Afonso de Paiva

No dia 20 de maio, realizou-se, na EB Afonso de Paiva, o V Festival de Sopas, este ano organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com professores, pessoal não docente, alunos, pais, encarregados de educação e o apoio inestimável da Direção do Agrupamento.
Sendo uma iniciativa aberta a toda a comunidade, esta constitui um momento privilegiado de abertura ao meio e de proximidade entre todos, permitindo o convívio no espaço escolar, a partilha de momentos culturais e recreativos, bem como a promoção da gastronomia tradicional e de hábitos alimentares saudáveis.
Durante o Festival, os presentes puderam apreciar diversas sopas confecionadas pelas diferentes escolas do Agrupamento e por pais/encarregados de educação. A organização contou, ainda, com a presença da Escola Profissional Agostinho Roseta e a participação de alunos do 8.º ano, parceiros que contribuíram para a diversidade e qualidade da oferta gastronómica.
A pensar especialmente nas crianças, durante o Festival, esteve presente uma escola de equitação, o que possibilitou passeios a cavalo devidamente acompanhados, e foram proporcionados diversos jogos tradicionais. A música e a dança também não faltaram. Viveram-se momentos de especial animação com os espetáculos apresentados pelo Departamento de Educação Especial, o Clube de Música, as “bandas de turma” formadas no âmbito da disciplina de Música e, ainda, coreografias de dança clássica apresentadas por diferentes grupos da Escola Silvina Candeias. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
O V Festival de Sopas pautou-se novamente por um grande sucesso, com a presença massiva da comunidade e uma participação alargada de pessoas que o tornaram possível. A Associação de Pais e Encarregados de Educação agradece a todos – Direção, professores, funcionários, pais, parceiros, visitantes e apoiantes – o incansável empenho e dedicação que fizeram do V Festival de Sopas um dos grandes acontecimentos do Agrupamento no presente ano letivo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 03/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sessão sobre alimentação saudável para Pais e Encarregados de Educação

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do AE Afonso de Paiva promoveu, no dia 23 de maio, no auditório do Agrupamento Afonso de Paiva, uma sessão de sensibilização sobre alimentação saudável destinada aos pais e encarregados de educação, dinamizada pelas enfermeiras especialistas da criança e do jovem Maria de Jesus Fradique e Natalina Cardoso.
Esta iniciativa, resultante de uma organização conjunta da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no âmbito do projeto “Viver Melhor”, da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva, veio culminar um conjunto de ações desenvolvidas na escola-sede, designadamente a partilha de um pequeno-almoço saudável e diversas sessões de sensibilização sobre alimentação saudável que decorreram em abril para os alunos 3.º ciclo. Durante a mesma, as oradoras esclareceram os pais e encarregados de educação sobre alguns princípios fundamentais para uma alimentação equilibrada, bem como os riscos e doenças associados a erros alimentares. Foram ainda transmitidas diversas orientações de ordem prática para facilitar o planeamento e a elaboração das refeições por parte dos pais, de modo a conciliar qualidade, moderação de custos e gestão de tempo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do AE Afonso de Paiva agradecem a presença dos pais na sessão e a disponibilidade da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco para mais esta importante ação junto da Comunidade Educativa.
-----
Mais fotografias em (publicação de 08/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

terça-feira, 26 de julho de 2016

Dia dos Avós

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos os avós.
Netos e filhos presenteiam simbolicamente os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares.

Origem da data

A data escolhida para a celebração do Dia dos Avós é o dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Frases para o Dia dos Avós

  • Avós, obrigada por todo o carinho e dedicação que têm por mim e por me ensinarem tantas coisas. Adoro-vos até ao infinito!
  • Avós, vocês ensinaram-me o significado de palavras como dedicação, amor, respeito e compreensão. Obrigada por serem tão meus amigos.
  • Avós, a minha vida não era a mesma sem vocês. Obrigada por me ensinarem coisas novas todos os dias. Com vocês sou muito mais feliz!
  • Feliz Dia dos Avós! Neste dia quero agradecer todo os esforços que vocês fizeram para cuidar de mim e dizer o quanto vos adoro!

Mensagem para o Dia dos Avós

Os meus avós são as melhores pessoas do mundo. Ensinam, educam e mostram o verdadeiro significado da palavra amor. Feliz Dia dos Avós!

Atividades para o Dia dos Avós

  • Ver um filme com os avós.
  • Levar os avós a jantar fora.
  • Levar os avós a passear a um sítio a gosto destes.
  • Oferecer uma prenda feita pelo próprio aos avós.
  • Participar de encontros e competições de avós e netos.
  • Ver o álbum de fotografias da família com os avós.
  • Contar histórias com os avós.
Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Noite ao Luar

Após o V Festival de Sopas, que decorreu no dia 20 de maio na Escola Básica Afonso de Paiva, o grupo de E1 do Departamento de Educação Especial apresentou a atividade “Noite ao Luar”, prevista no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Na referida atividade, além de alunos e professores, participaram, também, outros grupos ligados à música e à dança que a nós se quiseram associar num verdadeiro espírito de partilha e colaboração.

Num primeiro momento, estiveram connosco as crianças do grupo de ballet da Escola Silvina Candeias, que nos encantaram com a graciosidade da sua atuação. Seguiu-se um grupo de ballet juvenil e outro de dança contemporânea. Por fim, a professora Catarina Miranda também nos brindou com uma peça de dança contemporânea. Seguidamente, alguns alunos do 1.º Ciclo com Necessidades Educativas Especiais e alguns colegas das suas turmas, das escolas do nosso agrupamento, numa verdadeira dinâmica de inclusão e espírito colaborativo, interpretaram a canção “O som das Cores”, de Paula Teixeira, que foi complementada com a projeção de um vídeo, produzido pelos professores, com algumas imagens do livro da referida autora. Seguidamente, um grupo de alunas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos dançaram e encantaram com: “Part Time Lover”, “Backitup” e “Sorry”. A atividade prosseguiu com a projeção do filme “Pássaro da Alma”, uma versão feita pelo grupo de E1 com imagens do livro de MichalSnunit e texto e imagens em SPC que explicam de forma delicada e poética a relação entre a alma e nós próprios. Esta visualização traduziu-se num momento de serenidade e introspeção. Para finalizar, a professora Márcia Cernawsky trouxe-nos a dança zumba, que alegrou todos os presentes com o seu ritmo e boa disposição.
Estas atividades variadas, que envolveram toda a comunidade educativa numa dinâmica inclusiva e solidária, decorreram de acordo com o previsto e tiveram um saldo muito positivo. Fizeram-nos também recordar que “No verdadeiro trabalho de equipa o resultado é sempre superior à soma dos contributos de cada um.”
-----

Mais fotografias em (publicação de 31/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sábado, 23 de julho de 2016

Dia Mundial da Criança no Salgueiro do Campo

Depois de uma manhã animada no Agrupamento Afonso de Paiva, com insufláveis, jogos, um filme e pipocas, regressámos ao Salgueiro do Campo, onde mais um ano se cumpriu a tradição: o almoço no restaurante «A Nave».
As crianças adoraram estas atividades e o almoço foi uma prenda espetacular, na opinião das crianças. Embora nos seja generosamente oferecido há 13 anos, este é recebido com júbilo pelos sucessivos grupos de crianças que frequentam e frequentaram estes estabelecimentos de ensino.
Para acabar o dia em beleza, uma criança, a Marta, fez anos nesse dia. Assim, tivemos direito ao lanche no café «O Segredo do Salgueiro», onde cantámos os parabéns à aniversariante e a todas as crianças do grupo pelo seu dia de festa.
----

Fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa (LGP)

De 8 de março a 17 de maio do presente ano letivo 2015/2016, a formadora de Língua Gestual Portuguesa, Célia Reis, realizou uma formação de LGP intitulada “Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa”. Esta formação acreditada faz parte do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tejo, e contou com a participação de docentes de diferentes escolas de Castelo Branco.

A formação de LGP teve como objetivos sensibilizar os professores para a problemática da surdez e facilitar a comunicação destes com os alunos portadores de surdez. Porque a língua gestual tem uma grande componente visual e corporal, foram utilizados diversos meios, de forma a permitir a aprendizagem dos formandos, tais como vídeos, dramatização de histórias, imagens e anedotas em LGP, bem como vários jogos.
Embora a primeira aula, em LGP, tenha decorrido com alguma dificuldade por parte dos formandos em termos de comunicação com a formadora surda, ao fim de algumas aulas a comunicação entre todos foi possível. O feedback dos formandos foi positivo, revelando que se sentiram enriquecidos quer a nível pessoal, quer ao nível da capacidade de comunicar com pessoas surdas. Este enriquecimento profissional e pessoal insere-se num conjunto de formações que têm acontecido com o objetivo de serem uma mais-valia para toda a comunidade surda da cidade de Castelo Branco, contribuindo para a evolução da educação e cultura da comunidade em geral.

A formadora de LGP, Célia Reis
----
Mais fotografias em (publicação de 14/06/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/