Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Equipa de Futsal Iniciados da Afonso de Paiva estreia-se com vitória na fase de grupos (Retrospetiva)

 No âmbito do Desporto Escolar, a equipa de Iniciados de Futsal da Escola Básica Afonso de Paiva jogou, no passado dia 31 de janeiro, no nosso pavilhão, pelas 14:30 horas, o primeiro encontro da fase de grupos.
O jogo realizou-se com a equipa da Escola Básica João Roiz, tendo o resultado sido de 3-0 a favor da nossa equipa. Esta teve um comportamento de grande fair play para com os elementos mais frágeis da equipa, que se sentiram de igual para igual com os restantes jogadores, tanto da nossa equipa como da adversária. De destacar a exibição dos alunos João Vicente, do 9.º 5, e João Esteves, do 9.º 4, que marcaram um e dois golos, respetivamente. De notar, também, a grande réplica da equipa da escola João Roiz, que falhou um penálti, o que poderia ter alterado o rumo do jogo.
O próximo encontro será no dia 21 de fevereiro com a equipa da Escola António Sena Faria de Vasconcelos, nessa escola.





segunda-feira, 14 de maio de 2018

Palestra – “As Famílias de Hoje”



A equipa de docentes do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) do Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva tem o prazer de convidar a comunidade educativa a assistir à palestra “As Famílias de Hoje”, que decorrerá no próximo dia 15 de maio de 2018, no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva, das 18h00 às 19h30.
Este encontro, destinado às famílias e à comunidade educativa em geral, terá como oradora Telma Alexandre, psicóloga do SNIPI no distrito de Castelo Branco, que nos falará do contexto e dos desafios que se colocam às famílias na atualidade.
Contamos com todos!
Foto de Agrupamento Afonso de Paiva.

16ª edição da Marcha Pelo Coração

"É já no dia 27 de maio que se realiza a Marcha Pelo Coração, evento promovido pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
A participação é gratuita e a organização oferece a t´shirt oficial aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que se inscrevam junto dos seus professores.
Esta é a imagem de fundo da t´shirt."


Retirado da página da APEF

Foto de Apef Castelo Branco.

1.ª concentração distrital de Badminton para Infantis (Retrospetiva)


EB Afonso de Paiva acolheu 1.ª concentração distrital de Badminton para Infantis
Realizou-se, no dia 30 de janeiro, na Escola Básica Afonso de Paiva, a primeira concentração distrital de Badminton para o escalão de Infantis (Misto), organizada pelos professores de Educação Física desta escola, no âmbito do quadro competitivo distrital do Desporto Escolar, tendo a Afonso de Paiva acolhido equipas de diversas escolas e localidades da região.
O dia foi marcado, como sempre, pelo bom espírito desportivo de todos os participantes, o convívio e a promoção da prática desportiva – em particular, nesse dia, do badminton, uma modalidade à qual muitos alunos e alunas têm aderido. No caso da EB Afonso de Paiva, desta vez, a representação dos alunos foi menor do que o habitual – nuns casos por motivos de doença, noutros por falta de autorização de encarregados de educação, entre outros constrangimentos. No entanto, relativamente aos resultados alcançados pelos nossos alunos, salientamos o 3.º lugar conquistado pelo aluno David Ribeiro e o 9.º lugar alcançado pelo aluno Guilherme Lourenço, ambos do 6.º 6.
O trabalho de alunos e professores continua, preparando a participação na próxima concentração deste escalão, que também se realizará na nossa escola, estando prevista para 28 de fevereiro.











EB S. Tiago – O (en)canto da tradição (Retrospetiva)

A tradição é para cumprir e nós lá vamos cumprindo. O cantar das Janeiras pelos alunos da EB de São Tiago realizou-se no dia 31 de janeiro. Primeiro fomos levar as canções até à sede do nosso Agrupamento e depois, já na nossa escolinha, cantámos com alegria as canções que aprendemos este ano. Sim, porque todos os anos as Janeiras são diferentes. Há quadras muito engraçadas!
Depois da atuação, uma cestinha correu pelos presentes para receber as guloseimas e o dinheirinho que é costume receber-se nesta altura. Para o ano haverá mais; assim hajam canções e professores para nos ensinarem...

terça-feira, 10 de abril de 2018

Projeto Crescer na Cidadania, EAPN – Medida “Estratégia para a Educação e Cidadania"


O Agrupamento Afonso de Paiva teve mais uma vez o privilégio de receber o núcleo regional da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza na sua escola-sede para dinamizar sessões de esclarecimento no âmbito do Projeto Crescer em Cidadania. 

Estas sessões, que tiveram início no dia 22 de janeiro e se prolongaram até ao dia 16 de fevereiro, decorreram durante as aulas de Oferta Complementar e nelas as técnicas daquela entidade, que mantém uma saudável parceria com o agrupamento há já alguns anos, abordaram os temas “Cidadania, Democracia e Participação – a nossa Constituição” e “Cidadania, Direitos Humanos - os meus direitos e deveres como cidadão/ã”. O primeiro foi dinamizado nas turmas de 5.º, 6.º e 7.º ano e o segundo nos 8.º e 9.º anos de escolaridade e apresentaram como objetivos fundamentais compreender a relação entre direitos e deveres/responsabilidades, enfatizar a importância da participação de cada um na criação e na proteção dos direitos, o reconhecimento individual como cidadãos de pleno direito e a reflexão sobre os efeitos do exercício da cidadania, entre outros. 

As sessões decorreram de forma tranquila, com a participação entusiasta de todos os alunos e iniciaram-se com a visualização de um pequeno vídeo no qual se encontravam representados alguns dos direitos e deveres de cada cidadão, após o que responderam a um inquérito que lhes foi apresentado. No final de cada sessão, os grupos de alunos apresentaram aos colegas as respostas ao referido inquérito, as quais foram comentadas pelas técnicas presentes. Em algumas das sessões esteve também presente a Enfermeira Odete Vicente, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, uma vez que se prevê, para breve, uma parceria entre aquelas duas entidades.




 






















sábado, 7 de abril de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de Janeiro


O ano começou bem e, logo no dia 5 de janeiro (antecipámos a data), comemorámos o “Dia de Reis”. As coroas, que elaborámos com muito empenho, não podiam faltar. Tivemos também a companhia das técnicas da Associação Amato Lusitano, que nos puseram a pensar sobre o que faríamos se fôssemos Rei ou Rainha por um dia. As ideias foram deslizando para o papel e, no final, o painel construído demonstrou que somos justos, altruístas e sensíveis aos problemas que nos rodeiam. 

A 19 fomos visitados pelas técnicas do Núcleo Distrital de Apoio à Vítima (NAV), que nos propuseram jogar o “Jogo das Cidades”. A iniciativa tentou chamar-nos a atenção para certas características, ações e profissões que se associam às meninas e aos meninos e sensibilizar-nos para atitudes e comportamentos não discriminatórios, alertando-nos para a importância da promoção da Igualdade de Género. Nós seremos responsáveis por nos tornarmos adultos, cidadãs e cidadãos mais responsáveis e promotores de valores e dignidade igualitários para todos. 

No final do mês, a 22, os professores Tiago e Micaela da Escola de Dança Art’Kompany, brindaram-nos com mais uma aula de dança. E foi ao som de várias músicas latinas que nos envolvemos e exprimimos através da dança. No fim, fomos nós os protagonistas e a prof.ª Micaela tentou acompanhar-nos na nossa versão do “Despacito”. 

Mais um mês pleno, ao longo do qual não deixámos as tradições por mãos alheias e cantámos as “Janeiras” em várias instituições da cidade, juntando as nossas vozes às dos colegas da Escola da Mina.