Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 15 de julho de 2018

EB Mina – Visita ao Museu do Pão


Na sexta-feira onze de maio, logo de manhã, nós, os alunos da turma do 2.º e 3.º ano da Mina, saímos de Castelo Branco para irmos visitar o Museu do Pão, em Seia.
A caminho, parámos na Serra da Estrela e estivemos a brincar com a neve.
Quando chegámos a Seia, saímos do autocarro, lanchámos e fomos de comboio até ao Museu do Pão.
Durante a visita, uns “duendes” contaram-nos a história do Pão e explicaram-nos como se fazia o pão e nós, com as nossas mãos, pudemos amassar e fazer uma lembrança que trouxemos connosco como recordação.
No final da visita, fizemos um jogo dos sentidos para adivinharmos os cereais de que se pode fazer pão e até pudemos provar as diferentes variedades de pão que lá se confecionam. O pão era muito saboroso!
Depois de almoçarmos, brincámos no parque e regressámos à nossa escola no “autocarro do Sr. Alexandre”. A viagem foi bem animada!
Texto escrito por: Ariana Fontão; Catarina Barbudo; Inês Borrego; Matilde Ivo e Tiago Miguel
  









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 12 de julho de 2018

“História de uma turma ativa”

“História de uma turma ativa” – Trabalhos dos alunos do 5.º5 (OC)
[Clique na imagem]
Apresentamos, nesta publicação, alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 5.º 5, no âmbito da área de Oferta Complementar – Educação para a Cidadania, sob orientação da Prof.ª Fátima Esteves.
Através de diversos meios de expressão, desde a poesia à ilustração, os alunos abordaram, de forma muito pessoal e criativa, temáticas diversas, tais como a Educação Ambiental, a Educação Rodoviária, a Saúde, a Amizade, os Valores, o tema “Eu e a Escola”, entre outros.
Como é referido no final, “Muitos obstáculos ultrapassámos / Outros ficaram ainda por alcançar. / Fica a certeza, porém, de que demos o nosso melhor!!!” E, sem dúvida que deram. Muitos parabéns a todos e que estes valores vos acompanhem sempre.

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva

Hábitos de Vida Saudável

Trabalhos realizados pelos alunos do 7.º 2, da Escola Básica Afonso de Paiva, no âmbito da Oferta Complementar de Escola - "Educação para a Cidadania", sob orientação do Prof. António Mesquista | Ano letivo 2017-2018
[Clique na imagem para ver os trabalhos]
https://issuu.com/afonsode…/…/2017.18_trabalhos_oc_saude_7_2

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva

segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Basquetebol na EB Afonso de Paiva

O basquetebol continua com muitos praticantes na EB Afonso de Paiva, seja na vertente de competição de equipas/grupos do Desporto Escolar, seja no âmbito do projeto “Basquetebol 3x3 na Escolas”.

O projeto “Basquetebol 3x3 nas Escolas” está aberto a todos os alunos e alunas e alunas dos 2.º e 3.º ciclos, sendo desenvolvido pelos professores de Educação Física desta escola e coordenado pelo professor Pedro Coelho. Este ano, a EB Afonso de Paiva conta com quatro equipas, nos seguintes escalões: Infantis (Masculinos e Femininos) e Iniciados (Masculinos e Femininos). Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Basquetebol, desenvolve-se em duas vertentes diferentes mas complementares: uma formativa, a nível escolar, desenvolvida nas aulas de Educação Física; outra competitiva, envolvendo todas as escolas aderentes. Nesta segunda vertente, nos 2.º e 3.º períodos realiza-se o Campeonato Escolar de Basquetebol, que comporta três fases: local, regional e nacional. Para as duas primeiras fases, os elementos que integram as equipas em competição são selecionados pelos professores de Educação Física, em função do seu desempenho e desejo de participar.

Também no basquetebol, mas na competição de equipas/grupos do Desporto Escolar, contamos com uma excelente adesão. A EB Afonso de Paiva iniciou bem a sua participação no Campeonato Escolar, com uma vitória da equipa de Infantis Femininos, orientada pelo professor Pedro Coelho, contra a equipa da Escola Pêro da Covilhã (atuais campeãs distritais) por 64-40. O jogo realizou-se na nossa escola, no dia 17 de janeiro, tendo alinhado pela Afonso de Paiva as alunas Bruna Antunes, Elisabete Vorobyova, Diana Martins, Mariana Rodrigues, Beatriz Canheto, Eva Gomes, Luísa Duarte, Alice Peixinho, Adriana Torres, Alexandra Mouro, Inês Mendonça e Matilde Fernandes.

Prepara-se, agora, o próximo desafio: a competição distrital, que se realiza no dia 8 de março, no Fundão.

Recorde-se que, no ano letivo 2015/2016, a equipa Infantis Masculinos de Basquetebol 3x3 da EB Afonso de Paiva se sagrou campeã nacional nesta modalidade. Fica-nos a ambição de alcançarmos de novo o pódio, mas, acima de tudo, o desejo e todo o empenho para cumprirmos os objetivos fundamentais deste projeto: “Promover a maior participação possível das crianças e jovens em idade escolar, quaisquer que seja a sua experiência anterior e o seu grau de habilidade, numa forma fácil de aprender e jogar basquetebol”; “Proporcionar às crianças e jovens em idade escolar uma atividade desenvolvida num ambiente agradável, privilegiando mais a participação, o divertimento e o prazer de jogar do que o resultado”, “Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens e motivá-los para a prática da modalidade.” (in, Página Oficial do Desporto Escolar)

sábado, 16 de junho de 2018

Projeto “Gerir e Intervir” 2017/2018 – Trabalhos dos Alunos


As sessões do projeto “Gerir e Intervir” tiveram início no segundo período letivo de 2017/2018. Os temas tratados envolveram a Comunicação, os Valores e o Bullying. Os quarenta e três alunos das turmas abrangidas demonstraram empenho e envolveram-se nas atividades, dando o seu contributo.

Na turma do 5.º6, o resultado foi um trabalho final alusivo aos valores escolhidos por cada aluno e uma exposição num dos placards da escola.

Na turma do 6.º4, os alunos elaboraram trabalhos em PowerPoint que apresentaram aos seus colegas, partilhando as suas conclusões e opiniões.
Apresentamos, nesta publicação, uma mostra do trabalho desenvolvido. A todos o nosso agradecimento por tudo o que vivemos e aprendemos juntos.

As responsáveis pelo Projeto, Basilina Oliveira e Cidália Ribeiro




quarta-feira, 13 de junho de 2018

Alunos de Salgueiro do Campo em contacto com a arte e as tradições (Retrospetiva)

No dia 27 de abril, os alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo de Salgueiro do Campo deslocaram-se ao Juncal do Campo, a convite da Escola Tecnológica Profissional Albicastrense (ETEPA), para participarem em atividades programadas no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional.

Ao longo da visita, as crianças tiveram a oportunidade de fazer o roteiro dos murais, contactando com as diversas obras de arte visíveis nas ruas da localidade. Contactaram e vivenciaram, ainda, diversas tradições: visitaram a queijaria, onde participaram na confeção artesanal de um queijo, lavaram roupa no tanque comunitário, realizaram jogos tradicionais, tais como os carrinhos de rolamentos, entre outras iniciativas de animação de rua.

Os alunos participaram ativamente em todas as atividades, conheceram outra localidade, bem como um pouco da sua história e tradições. Foi um dia diferente, que finalizou com um almoço-piquenique no parque de merendas da aldeia, onde todos se divertiram imenso.

Professoras e alunos agradecem o convite e a todos os que participaram neste dia especial.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1612-alunos-de-salgueiro-do-cam…






segunda-feira, 11 de junho de 2018

EB Salgueiro do Campo – Sessão sobre alimentação e prevenção da obesidade infantil (Retrospetiva)


No passado dia 26 de abril, os alunos do 1.º ciclo do Salgueiro do Campo participaram numa atividade proposta e apresentada pelas enfermeiras da Unidade de Saúde Local de Salgueiro do Campo (Centro de Saúde) cujo tema foi “A obesidade”.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender/recordar a importância de uma alimentação variada e equilibrada para a nossa saúde e como prevenção da obesidade.
Todos os alunos participaram ativamente, com muitas questões e relatos das suas experiências e, no final, realizaram um jogo sobre a alimentação – semáforo dos alimentos.